quinta-feira, novembro 25, 2010

Biocombustivel: Herói ou Vilão?


Solução ou Problema ?

Como estamos cansados de ouvir,há no mundo uma grande preocupação crescente com o aumento do aquecimento global e suas graves consequências, cuja principal causa seria, segundos os cientistas, seja a emissão de gases do efeito estufa, causada principalmente pela humanidade. Esse problema  fez surgir muitas dúvidas em relação ao futuro do planeta.

Com isso a maioria dos países, estão fazendo um esforço para reduzir a propagação desses gases, como dióxido de carbono( CO2), metano (CH4) e monóxido de carbono* (CO), sendo esse último um gás levemente inflamável, incolor, inodoro e muito perigoso devido à sua grande toxicidade. É produzido pela queima incompleta de combustíveis fósseis (petróleo e seus derivados, carvão mineral, e gás natural ).

Herói...

Os países que estão preocupados em diminuir os gases que causam o efeito estufa, estão citando várias alternativas que possam reduzir á emissão de gases. E uma dessas alternativas é trocar combustíveis fósseis por alternativas mais limpa como os combustíveis de origem vegetal ou seja trocar gasolina e o óleo Diesel, pelo álcool combustível, o etanol, que polui menos o ambiente.

...ou Vilão

Mas a produção de biocombústivel envolve pontos delicados, entre eles á prática da queimada da palha para a colheita, isso faz com que o solo fique infértil e não ser reaproveitado para plantio, além da poluição do ar que causa sérios danos á ao solo.

Há ainda a preocupação de que áreas destinadas á produção de alimentos sejam ocupados pela cana, provocando a redução na oferta de comida e aumento do preço dos alimentos.

Outro ponto, a produção de biocombustiveis tendem a crescer muito nos próximos anos, ajudando muito na economia do país, que tende a ser um dos grandes exportadores de biocombustiveis do mundo.


Alerta-* Monóxido de Carbono:

A cozinha é o local onde CO é constantemente produzido, através da queima de gás butano (gás de fogão). O mau funcionamento do exaustor em cozinhas abafadas faz com que a liberação dos gases para o exterior do ambiente fique mais difícil.

Concentrações de monóxido de carbono abaixo de 400 ppm são consideradas baixas e acima deste valor são potencialmente mortais. Portanto, fique atento, a morte de pequenos animais domésticos pode ser um indício de perigo, neste caso procure um técnico para manutenção de seu aparelho.

O fato de não possuir cheiro dá ao CO o apelido: assassino silencioso, afinal, já foram muitos casos de inalação e intoxicação imperceptíveis. Como o processo é lento, a vítima só se dá conta do ocorrido após altas doses inaladas.

Efeitos da inalação de monóxido de carbono:

Em pequenas quantidades pode causar enxaquecas, lentidão de raciocínio, irritação nos olhos e perda de habilidade manual. A inalação de níveis de CO mais elevada pode levar aos seguintes sintomas: náuseas, convulsões, perdas de consciência e, em situações mais graves, pode levar o indivíduo a óbito por asfixia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário